Saiba mais sobre as atribuições da CIPA

 

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de AcidentesEm primeiro plano, você sabe do que se trata a CIPA? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como principal intuito a prevenção tanto de doenças, quanto de acidentes em atividades trabalhistas, provendo qualidade de vida e preservação da saúde para os funcionários.

Entre as atribuições da CIPA, podemos destacar algumas:

1. A CIPA se compromete com a identificação dos riscos nos mais diversos ambientes de trabalho, criando um mapa de identificação dos mesmos. Isso feito, ela se responsabiliza pela elaboração de um plano de trabalho, o qual poderá possibilitar ações tanto de solução, quanto de prevenção, considerando problemas de saúde e segurança no trabalho;

2. De tempos em tempos, a CIPA também se compromete em realizar verificações nas condições de trabalho dos funcionários, para fazer uma atualização dos riscos que eles podem correr sem nem saber sobre eles;

3. Além disso, a CIPA também participa de discussões, palestras e outros que envolvam o empregador, avaliando, então, os processos de trabalho que estejam de alguma forma relacionados com a saúde e a segurança dos trabalhadores;

4. Em caso de máquinas e demais setores onde os riscos podem ser graves ao trabalhador, a CIPA tem total direito de suspender ou paralisar o uso da máquina;

5. Uma das mais famosas atribuições da CIPA é a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que promove palestras, oficinas, seminários e demais eventos durante a semana toda na empresa em questão, para alertar e orientar sobre fatores envolvendo segurança e saúde no ambiente de trabalho;

6. Além disso, a CIPA se compromete a informar os funcionários e colaboradores de empresas sobre os riscos que podem tomar e, também, formas de cuidar da sua saúde e segurança;

7. Além dos temas mais comuns e genéricos, outras vertentes também são analisadas com frequência pela CIPA. Anualmente, por exemplo, é realizada uma campanha de prevenção da AIDS em parceria com a empresa em questão, já que a segurança e saúde também envolvem doenças, problemas emocionais, autoestima, qualidade de vida no trabalho e muito mais.

De uma forma geral essas são as principais atribuições da CIPA, porém, há ainda um leque de outras atribuições das quais a mesma é responsável.

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