Conhecendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Conhecendo a CIPA

Quem é funcionário de uma empresa pública ou privada tem a seu dispor um instrumento que trata da prevenção de acidentes e doenças no meio trabalhista. Trata-se da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que de acordo com a Legislação Brasileira é uma comissão composta por representantes escolhidos pelos trabalhadores e pelo empregador por meio de eleições.

A comissão é obrigatória em empresas que contratam funcionários com carteira assinada, exceto as instituições que possuem até vinte contratados. Neste caso, a organização tem como obrigação legal treinar um empregado eleito pela direção da empresa para atender as normas da CIPA.

Os benefícios da CIPA para uma companhia englobam desde uma maior credibilidade quanto aos serviços da instituição até uma melhoria na imagem da firma diante dos próprios contratados e também de clientes e fornecedores.

Principais funções da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Entre as atribuições da CIPA estão a promoção de treinamentos, cursos e palestras com o objetivo de assegurar a segurança no ambiente de trabalho, a realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e a compilação anual de um Mapa de Riscos da empresa, que deve estar visível em lugares de fácil acesso aos funcionários.

Candidatura e benefícios dos membros da CIPA

Os que se candidatam a membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes têm benefícios dentro da empresa. Uma das principais vantagens é a estabilidade assegurada pela Comissão, já que o integrante da CIPA não pode ser demitido do registro da candidatura à participante da Comissão até um ano após o término do mandato.

Os representantes dos empregados só podem ser desligados da companhia por meio de uma demissão por justa causa. Outro proveito é a responsabilidade do cargo, que passa uma boa imagem para a empresa e para o quadro de funcionários.

Para se tornar componente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, há dois caminhos: ser indicado pela diretoria da empresa ou procurar a Comissão em vigência e pedir permissão para se candidatar para a próxima eleição. Mas antes de propor a candidatura, é importante que o futuro membro da CIPA conheça bem as instalações da instituição e tenha características como organização e comprometimento com a Comissão.

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