Equipamentos de Proteção Individual e Suas Vantagens

Os famosos Equipamentos de Proteção Individual, ou EPI’s, como são bem conhecidos também, são uma das maiores preocupações que uma empresa deve ter nas questões referentes à proteção e à integridade física dos seus colaboradores. De maneira geral, eles são utilizados e obrigatórios em praticamente todos os tipos de ocupações em que se faz necessário o uso de proteções pelas atividades desenvolvidas envolverem ocupações mecânicas, no setor das construções ou mesmo nos setores da construção civil, pintura, etc. Os equipamentos de proteção individual fazem parte dos direitos e deveres na relação patrão e empregado.

EPI – Benefícios para ambos os lados

Para os empregadores, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é a garantia de proteger os colaboradores de qualquer tipo de acidentes graves, sendo a primeira informação necessária para os casos em que se faz necessário a intervenção jurídica em causas trabalhistas. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual serve não apenas para proteger, mas também para garantir que a produtividade durante o trabalho não seja abalada. Se, por um lado, é a forma de garantir a proteção dos funcionários, por outro, é a forma de garantir que as demandas sejam entregues de maneira segura, protegendo os interesses do empregador com o trabalho que precisa ser executado.

equipamentos de protecao individualPara os funcionários, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é o que se faz necessário para protegê-lo de qualquer acidente durante o trabalho. Além disso, caso a empresa não faça obrigatório ao funcionário o uso de seus equipamentos de proteção, é praticamente certo que uma causa trabalhista será dada ao empregado. Por outro lado, no caso de a empresa disponibilizar e recomendar o uso dos equipamentos e, mesmo assim, o funcionário não o fizer, é praticamente certo que a causa será dada em benefício à empresa.

equipamentos de protecao individual

Para quem contrata e para quem é contratado, se faz necessário que a necessidade dos equipamentos de proteção individual seja respeitada, pois essa é a melhor forma de manter o cuidado para ambos os lados, assegurando uma relação sadia e duradoura entre patrão e empregado. E, para isso, o ideal é seguir as recomendações legais. E isso, em ambos os lados.

Compartilhe isso... Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInBuffer this pageEmail this to someone

Comments are closed.